DESENVOLVA A PACIÊNCIA

Dec 27, 2011

"Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?"
"Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta e a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!"
("O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, Questão n. 909- Ed. FEB.)

No entanto, a vivência da paciência solicita de você o treino para o autodomínio. Alguns pontos para esse treinamento podem ser considerados:
  1. Coloque suas emoções negativas para fora: irritação, cólera, ansiedade, medo.
  2. Canalize a exteriorização das emoções negativas de forma positiva e construtiva: saia para dar uma volta, arrume uma gaveta ou armário, plante uma árvore, cuide de um vaso de flores ou folhagem, visite um doente, ouça uma música suave.
  3. Não deixe a cólera crescer:
  1. lembre-se de que você é um Espírito eterno e imortal e a cada momento tudo se transforma. Por que se agarrar a coisas, situações e pessoas do momento?;
  2. você sabe que a impaciência representa um fator de ameaça à sua saúde: espiritual e física. Não deixe, então, que essa fagulha emocional se transforme em um incêndio avassalador. Claro que você não vai ficar friamente assistindo a erros, enganos e falsidades ou sendo por eles envolvidos. Mas, tenha em mente que a cólera, a irritação, os gritos, os gestos bruscos, as agressões verbais ou físicas nunca resolverão os problemas;
  3. errar é humano, faz parte do processo evolutivo. Se você também comete erros, por que se enfurecer quando as outras pessoas também o fazem? Pare, pense, acalme-se e procure a solução;
  4. o que impacientou você pode ser corrigido? Se pode, por que, então, irritar-se ou encolerizar-se?;
  5. se você pode corrigir ou retificar o que o contrariou, não sufoque suas emoções. Use-as positivamente. Entusiasme-se na correção do erro em si próprio ou no semelhante;
  6. se você se desentendeu com alguma pessoa: no lar, no ambiente de trabalho ou em qualquer grupo social e suas emoções se desequilibraram, é melhor não falar no momento; se possível sala do local, pois estabelecido o debate ao calor da irritação ou da cólera, não chegará a bom resultado. Primeiro esfrie a cabeça, reequilibre as emoções após, estabeleça dialogo compreensivo e construtivo em busca da solução desejada;
  7. suprima a cólera, tanto quanto possível, no seu início. Uma vez instalada, ela pode ser uma centelha, uma chama ou um incêndio destruidor;
  8. não desejamos que você e mine suas emoções. Isso é impossível. Você acha que se: bom se nunca se irritasse, mas também nunca sorrisse ou se alegrasse? As emoções são básicas em nossas vidas. Por isso, e sua vida, elas precisam ser canalizadas construtivamente.
Esforce-se para conseguir autodomínio equilibrado. Co trole as emoções negativas, m você deve exteriorizar e expandir as emoções positivas.
Construa, com a educação espiritual, um filtro de emoções que permita a passagem de emoções positivas e retenha as negativas.

CONCLUSÕES

  1. Use a paciência como força ativa na construção do se bem-estar físico e espiritual.
  2. Organize uma lista das suas emoções negativas: cólera irritação, medo, angústia e, gradativamente, procure diminuí-las.
  3. Organize um plano especifico para desenvolver as sua boas emoções e sentimentos, incluindo treino para o exercício da paciência em manifestações passivas e ativas.
  4. Cultive o autodomínio Você ampliará o "estado emocional de perseverança tranqüila" para a solução dos seus problemas.
  5. Exercite a meditação e a oração. Elas são fundamentais para a vivência da paciência.
"Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamado de filhos de Deus." Jesus (Mateus, 5:5.)

Centro Espírita Celeiro de Luz

Comments

One Comment

RSS
  1. Ter bastante amor me ajuda todos os dias pra lidar com minha falta de paciencia :)

    ReplyDelete

O que você me diz?

Leitura Branca

Uma leitura tranquila e positiva, assim como a vida deve ser.

Search This Blog

OBJETIVO DO BLOG

"Falar, desabafar, criticar, expor idéias.
Mas por favor, sem gírias.
Esse é o conceito do meu blog de textos.
Texto simples, fácil e que muita gente acha que está lendo pra si.
Objetivo é ser positiva e porque não - ajudar?" (Bia Ennig)

POSTAGENS DA SEMANA

BIA ENNIG

My photo
Floripa, Santa Catarina, Brazil

FAÇA FOTOS COM A COLT FOTOGRAFIA!

FAÇA FOTOS COM A COLT FOTOGRAFIA!
Quer saber mais? Clique na foto e curta a nossa fanpage! "LEITURA BRANCA" também é COLT fotografia!

VIZUALIZAÇÕES DO MÊS

MEUS OUTROS BLOGS

TWITTER

TUMBLR

Followers